4.8.20

Fragmento - ENSINO MÉDIO


Computador Estudando Sticker


A Hora da Estrela 

   Filme baseado no livro "A Hora da Estrela" da escritora brasileira Clarice Lispector, de 1977. A obra conta a história de Macabéa, personagem-protagonista, de nome que faz alusão irônica aos sete macabeus, personagens bíblicos. Imigrante nordestina semianalfabeta, Macabéia trabalha como datilógrafa numa pequena firma e vive numa pensão miserável. Começa um desajeitado namoro com Olímpico, também nordestino, mas é passada para trás por Glória, sua esperta colega de trabalho. Sem perspectivas, Macabéa procura uma cartomante, que prevê seu encontro com um homem rico e bonito.
    Neste trecho de filme mostra o momento em que Macabéa passa a viver com algumas colegas, as quatro Marias: Maria da Penha, Maria Aparecida, Maria José e Maria. Neste momento, tem-se a noção de miséria que vivem às personagens. 

Após assistirem o vídeo respondam as seguintes questões:

1.       Qual o momento que expressa a desigualdade social nesse fragmento?

2.       Apresente sua análise sobre ele.

 BOM ESTUDO!

9 comentários:

  1. Aguardo os comentários dos meus alunos!

    ResponderExcluir
  2. A diferença financeira entre grupos de pessoas de uma mesma sociedade.

    Rayssa Barbosa 1°(A)

    ResponderExcluir
  3. A desigualdade entre duas famílias e a falta de condições financeiras...

    Maria Yasmim.
    1.(a)

    ResponderExcluir
  4. Eles apresenta uma desigualdade social ao reparar que o vizinho tem tv e eles não, que é bem capaz de um pobre morrer do que um rico isso foi a comparação deles ou seja desigualdade.

    Iasmy Kelle 1(A)

    ResponderExcluir
  5. A desigualdade apresentada nessa cena do filme é bem ligada a realidade , não só da época em que ele foi produzido, mas para a atual também, pois ainda hoje existe essa diferença entre a população já que alguns conseguem ter salários ou poupanças que o permitem ter uma qualidade de vida que proporciona compras de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, entretanto outra parte da população não consegue ter , pois eles têm preços que não batem com suas rendas, gerando então essa desigualdade mas sociedades

    ResponderExcluir
  6. O fragmento é bastante claro e objetivo, ao representar com poucas imagens um problema amplo e delicado como este. Mesmo passando despercebido por quase toda a população mundial, muitíssimas famílias se deparam ante está triste realidade. Grande parte da desigualdade, só se dá, por conta da soberba humana, já que em nossa sociedade nos deparamos com pessoas com dois ou mais empregos, enquanto outros não possuem ao menos um.

    Ilan 3ª A

    ResponderExcluir
  7. Percebe-se que aí existe muita desigualdade social, onde se fala na separação das classes sociais, entre pobres e ricos que pra muitas pessoas não podem se casar ou até mesmo ter aproximação, porém isso não é motivo para separação de pessoas, pois somos todos iguais, não é nada de bens materiais que nos torna diferente não. E a questão de saúde,infelizmente algumas situações existe muito o preconceito, mais isso não significa que são só os pobres que morrem não, vai depender do problema, mais pra alguns problemas se a gente tiver uma condução melhor com certeza é mais fácil de se tratar, mais isso não é motivo para tanto preconceito.

    ResponderExcluir

Sua presença aqui mim alegra!
Apresente sugestões.
VOLTE SEMPRE!
Bjs