17.6.22

O lugar onde eu vivo - Olímpiada de Língua Portuguesa 2021 - Vídeo classificado



Culturas peculiares, passadas de geração para geração

 

Autora: Maria Iasmim da Silva  

1ª série - Ensino médio

Escola Estadual Deraldo Campos

Major Izidoro/AL



Trabalhar esse gênero em sala de aula on-line, e alguns encontros presenciais, despertaram encantos do lugar onde vivo. A elaboração do meu documentário desde o início foi uma experiência encantadora, durante todo processo de orientação e estrutura.

Meu documentário, Culturas peculiares, passadas de geração para geração, traz relatos do lugar simples, mas, tão gigante dentro de me. Apresentam detalhes que tornam acolhedores cada cantinho daqui. São costumes, que resistem ao tempo, afloram minha existência e contribuem na construção da história do lugar onde eu vivo.

As tradições cultivadas acrescentam valores ao nosso povo, tornando assim uma linhagem peculiar. Que transforma com simplicidade e torna gigante o lugar tão pequeno onde eu vivo. Aqui histórias são banhadas pela cultura e civilização enraizadas em toda árvore genealógica.

Da minha janela, meu cartão postal

Autora: Prof.ª Maria Silvani da Silva Costa

Escola ESTADUAL Deraldo Campos

Major Izidoro/AL

       A orientação para estruturar o gênero textual, documentário, deu-se por momentos em rodas de conversas on-line e alguns encontros na escola, sempre recheados com os cuidados diante da situação que estamos vivenciando. Os olhares se abraçam, e as ideias surgem assim, como pássaros a voarem sobre nossas cabeças.

      Diante desses encontros, tornou-se amplo o nosso horizonte, o nosso cartão postal, o nosso cantinho. A cada olhar para estruturar os documentários, fomos descobrindo e cativando em nós as belezas simples do nosso lugar. E assim, foram envolvidos e motivados nos encantos encantados que registram os lugares onde vivem.

      Na angustia dos tempos difíceis que nos acompanham, mesmo estando em gaiolas, com a ausência física da escola e seus protagonistas, os alunos encontraram luz, diante do escuro que corroem nossos dias, nossa liberdade.

     Enfrentamos e superamos, conseguiram a elaboração do gênero orientado. Nos apoiando e remando, na esperança de logo abraçarmos a realidade que sonhamos tê-la de volta. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua presença aqui mim alegra!
Apresente sugestões.
VOLTE SEMPRE!
Bjs